... Muito Além de Mim... Aqui dentro! ...


SEJA MIL VEZES BEM VINDO!!!

AQUI e no meu SITE:


http://www.guidhacappelo.com/
Emails para: guidha.cappelo7@gmail.com


MUITO ALÉM DE MIM é um Portal de Arte e Luz que dedico a todos, pra que seja uma fonte de energia onde você possa encontrar respostas, caminhos, ânimo, paz, algo que possa lhe ajudar a enfrentar as tempestades e desafios da vida.

Quero sempre lembrar que NÃO SOU terapeuta nem psicóloga, apenas uma artista plástica que adora ser ZEN, gosta de ajudar os outros e acredita firmemente que SOMOS TODOS UM!

Que ao sair daqui, você tenha ativado sua sensação de paz, harmonia e auto-confiança.

***************************************

... e até que nos encontremos de novo...

que Deus lhe guarde, serenamente,
na palma de Suas mãos!



*************************************************************

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mágoa...


PARA QUE GUARDAR MÁGOAS

SE VOCÊ PODE PERDOAR?

Quem sai ganhando é vc! Pode acreditar!

Existe algo imperdoável?
Por mais que seja muito difícil perdoar, não acha que os efeitos do perdão são muito melhores para a alma e para o coração do que se roer na raiva, no rancor, guardando mágoas?
Quando você guarda mágoa, você não vai dormir sem se lembrar disso, e olha, acaba perdendo o sono por causa disso! Vc fica imaginando o que diria se tivesse oportunidade de encontrar de novo com essa pessoa, passa o dia com a cara “enfezada” , fica triste, irritado, estressado... repare que tudo isso só está fazendo mal a vc, pois a outra pessoa nem está mais se lembrando de nada!

Quando você perdoa, você fica leve, de bem com a vida, sorridente.

O que você prefere?

Você decide!

É verdade que perdoar é muito difícil às vezes, mas quando vencemos este desafio, nos sentimos mais leves! Eu te falo por experiência própria! Já sofri por demais da conta! Até minha mente se abrir!

Hoje consigo entender que todos temos Luz e Sombra! Por isso ás vezes erramos, magoamos os outros...

Me sinto mais feliz por conseguir perdoar mais! Não digo isto pra que vc deixe as pessoas montarem em sua boa vontade, mas também, guardar mágoas, te garanto, não será o melhor caminho.


MÁGOA

Um sentimento que cresce se houver espaço em sua mente

Por Katia Cristina Horpaczky

A mágoa nasce quando algo que esperávamos não acontece ou algo que queríamos muito não se concretiza. Se a pessoa não consegue lidar com o fato de não conseguir o que deseja e reserva um espaço muito grande em sua mente para isso, esse sentimento cresce. Às vezes, ganha uma importância muito maior do que o fato em si.

Podemos pensar o seguinte: quanto tempo vamos gastar pensando a respeito dos sofrimentos e desapontamentos? E, quando pensamos neles, qual a intensidade que devemos investir nisso? As respostas determinarão a quantidade de problemas que uma ofensa ou mágoa vão causar a você. Só porque coisas ruins acontecem não é preciso ficar pensando ou falando o tempo todo nessas coisas.

Responda se for capaz: Por que as pessoas não pensam e não falam a respeito da sua boa sorte e do seu sucesso com a mesma energia que pensam e falam da sua má sorte e de sua frustração? Essa questão sempre pega as pessoas de surpresa.

Você acha seus problemas mais interessantes que seus sucessos? Você dá mais espaço para o que está errado do que para o que está certo? Entenda, não é para ignorar os problemas de sua vida ou não reconhecer que algumas pessoas o magoaram. Quero dizer que ao concentrarmos uma grande atenção no sofrimento, ele se tornará mais intenso e isso cria um hábito dificil de ser quebrado.

Você não precisa pensar o tempo todo nos acontecimentos dolorosos da sua vida. Quando se dá muita ênfase às feridas, elas passam a exercer um poder muito grande sobre você.

Você tem uma mágoa?

Vamos ver se há uma situação em sua vida que virou mágoa. Façamos um exercício simples. Escolha uma situação dolorosa, escreva um resumo do que aconteceu. Perceba agora sua reação ao relembrar esse acontecimento. Como você se sente? Lembre-se: a base de qualquer mágoa é algo doloroso que lhe aconteceu e, naquele momento, você não teve a habilidade adequada para lidar com sua dor emocional.

Depois de reviver esta história responda às seguintes questões:

1. Você pensa sobre essa situação dolorosa mais do que pensa nas coisas boas da sua vida?

2. Ao pensar sobre essa história dolorosa, você se sente mal fisicamente ou emocionalmente perturbado?

3. Quando pensa sobre essa situação, você tem os mesmos e repetidos pensamentos e sensações?

4. Você se pega contando a história sobre o que aconteceu repetidas vezes na sua mente?

Se você respondeu sim a qualquer uma das quatro questões, provavelmente criou uma mágoa. O surgimento de uma mágoa segue um processo simples de três etapas:

1. Assumir uma afronta em termos muito pessoais

2. Culpar o autor da afronta pela forma como você se sente

3. Criar uma história sobre a mágoa.

Não podemos esquecer que as pessoas só fazem com a gente aquilo que permitimos que elas façam.

A raiva tem o seu lugar

A raiva é uma forte e temporária reação emocional à sensação de ser ameaçado de alguma maneira. Quando a raiva surge, pode ser expressa aberta e diretamente ou pode ir para o subterrâneo da nossa mente e do nosso coração, passando assim a se expressar de uma maneira silenciosa e persistente, tornando-se um ressentimento crônico.

O ressentimento é a sensação da mágoa ou raiva crônica que persiste muito depois de terminada a situação que causou raiva. O ressentimento já foi comparado a uma brasa ardente que seguramos com a intenção de jogá-la em outra pessoa, enquanto queima a nossa mão.

A palavra ressentimento é a forma substantiva de ressentir - sentir intensamente e sentir de novo. Quando estamos ressentidos, sentimos intensamente a dor do passado de novo e de novo e de novo.....A experiência de raiva mantida durante um período de tempo muito longo - o que gera a mágoa - é quase sempre inútil.

É preciso esclarecer que o fato de criarmos uma mágoa não significa que seja um sinal de doença mental. Magoar-se é um aspecto normal e dificil de todos em relação à vida e, quase todos desenvolvemos, em algum momento da vida, algum tipo de mágoa. Mas, vale salientar que apesar da mágoa ser algo "comum" ou mesmo "normal" não significa que seja saudável.

O aprendizado de lidar com sofrimentos, ofensas e desapontamentos com mais habilidade não impedirá que as coisas possam correr mal na sua vida. As pessoas continuarão sendo pouco amáveis e imprevistos e acidentes poderão fazê-lo sofrer.

O mundo está repleto de sofrimento, frustração e dificuldade e não é só porque você aprendeu a se adaptar melhor, a lidar adequadamente com os problemas, com a raiva ou mesmo a frustração, isso não significa que os problemas acabarão. O que muda é a importância que você vai dar para esses problemas em sua mente e em seu coração. A quantidade de raiva, desesperança e aflição que você irá investir e sentir. A vida não é perfeita mas você pode aprender a sofrer menos.

Peça ajuda! Estudos mostram que pessoas que compartilham suas frustrações e dores tendem a lidar melhor com a mágoa e o estresse. Na maioria das vezes, pessoas que contam com os amigos, com a familía, com um apoio psicológico e com um trabalho psicoterápico são mais felizes e desfrutam de uma saúde melhor.

Katia Cristina Horpaczky é psicóloga clínica

E-mail: Vivacomqualidade@hotmail.com

Nenhum comentário: