... Muito Além de Mim... Aqui dentro! ...


SEJA MIL VEZES BEM VINDO!!!

AQUI e no meu SITE:


http://www.guidhacappelo.com/
Emails para: guidha.cappelo7@gmail.com


MUITO ALÉM DE MIM é um Portal de Arte e Luz que dedico a todos, pra que seja uma fonte de energia onde você possa encontrar respostas, caminhos, ânimo, paz, algo que possa lhe ajudar a enfrentar as tempestades e desafios da vida.

Quero sempre lembrar que NÃO SOU terapeuta nem psicóloga, apenas uma artista plástica que adora ser ZEN, gosta de ajudar os outros e acredita firmemente que SOMOS TODOS UM!

Que ao sair daqui, você tenha ativado sua sensação de paz, harmonia e auto-confiança.

***************************************

... e até que nos encontremos de novo...

que Deus lhe guarde, serenamente,
na palma de Suas mãos!



*************************************************************

sexta-feira, 1 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA

Meus amigos, espero estar contribuindo com estas informações.














Sempre que meu filho de três anos espirra minha esposa fala “Está ficando gripado”. E os alarmes já estão soando na imprensa sobre a gripe suína. Isso costuma apavorar muitas pessoas. Geralmente a mídia tende a fazer um novo vírus ou qualquer outro agente patogênico, muito pior do que é em realidade e este caso não é diferente. Muitos pronto-socorros nos EUA devem estar lotados, pois qualquer espirro pode levar à suspeita de gripe suína hoje em dia. E na esmagadora maioria das vezes que meu filho espirra ele não está doente.

Saiba de alguns detalhes sobre este nova variante do vírus da gripe e como prevenir o contágio.
1. O vírus da gripe
Há três tipos de vírus influenza, que são os causadores da gripe, tipos A, B e C. O A é o tipo mais variável e, por conseguinte, causa mais estragos. Ele tem 8 pedaços de RNA – e essas informações genéticas se recombinam, causando mutações que torna mais difícil o controle desses vírus.
2. Qual é o perigo de um vírus mutante?
Nosso sistema imunológico, quando há o menor sinal de algum vírus em nosso organismo, se prepara para combater essa invasão. O sistema, depois da primeira contaminação, reconhece o invasor e, ao menor sinal de que há uma nova presença do mesmo vírus no organismo, ele repete o mesmo processo. Esse é o sistema das vacinas, que injetam um vírus inativo ou atenuado em nosso organismo para que “adestrá-lo” a combater a doença. Mas quando um vírus consegue passar por mutações, nosso organismo tem mais dificuldade em arranjar um método para o combate à doença. E isso não só acontece em novas invasões – os vírus conseguem se modificar mesmo dentro do organismo das pessoas.
3. Como é o vírus suíno?
São várias linhagens de vírus, que circulam pela Europa, Ásia e nas Américas e o tipo mais comum, entre os porcos é o H1N1. O novo vírus contém elementos dos vírus das três regiões, além de um gene que o torna parecido com o influenza humano. Comparações do vírus da gripe suína com a gripe espanhola (que matou milhões de pessoas no passado) não têm sentido, as espécies são bem diferentes.
4. Por que a gripe suína é tão perigosa?
Primeiramente, ela é transmitida por aves e porcos. Como nosso sistema imunológico é bem diferente do sistema destes animais, nosso organismo não se encontra preparado para combater esse tipo de vírus. E, ao contrário da gripe aviária, é possível que a gripe suína seja transmitida de humanos para humanos. Na gripe aviária, não foi registrado um caso sequer de pessoas infectando pessoas (isso ocorria apenas pelo intermédio de aves) o vírus infecta melhor o sistema respiratório e digestivo das aves do que dos humanos. Mas o organismo suíno é mais similar com o nosso – então um vírus adaptado aos porcos poderia ser, teoricamente, transmitido de humanos para humanos.
5. Como está a situação atual?
Nos EUA foram confirmados 11 casos. Todos de gripe forte, mas nenhum foi fatal. No México, há três eventos separados. No Distrito Federal do México, na capital do país, foram 850 casos, com 59 mortes. Em São Luis Potosi, na região central, 24 casos com 3 mortes. E em Mexicali, próximo à fronteira com os EUA são 4 casos, sem mortes.
6. Qual é o risco de uma pandemia?
A OMS tem uma classificação de 1 a 6 para as situações que envolvam a saúde mundial. O número 1 representa uma situação tranqüila, enquanto o número 6 significaria um estado gravíssimo, a pandemia seria um fato confirmado e estaria infectando milhões. Atualmente estamos no estágio 3, ou seja, há uma doença preocupante mas, por enquanto, não existe contágio pessoa-pessoa. Ainda não há motivos para avançarmos ao nível 4, no qual a transmissão entre humanos é freqüente.
ATUALIZAÇÃO - O alerta agora está para aumentar para o nível 6 ou “pandemia iminente”, segundo o NY Times.
7. Quais defesas temos contra o vírus?
Há poucos remédios antivirais, já que o vírus muta e desenvolve defesas contra eles. Sabe-se que o vírus da gripe suína é resistente a Amantadina e Rimantadina, mas suscetível a Tamiflu e Oseltamivir. Outra solução seria a vacina, uma forma mais barata e rápida de se proteger da gripe. O problema é desenvolver uma vacina para o vírus certo e poder distribuí-la para a população em tempo hábil.
8. Como evitar o contágio?
Lave as mãos frequentemente e de forma meticulosa. É mais fácil contrair a gripe suína por um aperto de mão do que com um beijo no rosto – afinal colocamos nossas mãos em contato constante com nosso nariz, boca e olhos. Evite aglomerações e lugares fechados, principalmente com ar condicionado. O influenza dura mais tempo em clima seco e frio – e lugares fechados, no qual o ar é constantemente reciclado e refrigerado, são ambientes propícios ao vírus.
...
Tire suas dúvidas:

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa frequente em porcos. Esses animais podem ser infectados, ao mesmo tempo, por mais de um tipo de vírus, o que possibilita que os genes dos vírus se misturem. Por isso, a suspeita dos especialistas é de que a doença que está contaminando pessoas atualmente seja provocada por um vírus que contém genes de várias origens - chamado de recombinante. É um vírus que contém a mistura de genes que provocam a gripe suína, a aviária e a humana.

Quais os riscos para as pessoas?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a situação uma "emergência de saúde pública de preocupação internacional". Conforme explicou no domingo o secretário-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, isso significa que há risco de que a gripe suína se espalhe pelo mundo. Já foi estabelecido nível de alerta de grau quatro - numa escala que vai até seis. Nesse caso, avisou Fukuda, os países serão de tomar medidas muito drásticas, mas não deu detalhes.

Como ocorre a infecção em humanos?

As pessoas, quase sempre, são infectadas pelo contato com porcos. Mas em alguns casos não há histórico de contato nem com porcos nem com ambientes em que esses animais tenham estado - em fazendas ou feiras agropecuárias, por exemplo. Os registros de transmissão da doença entre humanos são limitados a contato muito próximo em grupos de convivência.

É seguro comer porco e produtos de carne suína?

Sim. Não há registro de transmissão da gripe suína por ingestão de alimentos adequadamente preparados. O vírus da gripe suína não resiste ao cozimento em temperatura superior a 70°C, como se recomenda para a preparação de carne de porco e outras carnes para alimentação humana.

E alimentos como presunto cru, patê suíno, salame, salsicha?

Também não existe nenhum tipo de risco em comer esses alimentos.

Há vacina para proteger pessoas?

Não. Esses vírus se modificam muito rapidamente. A vacina atual contra a influenza produzida a partir das recomendações da OMS não contém o vírus da gripe suína.

Como é feito o diagnóstico em seres humanos?

Da mesma forma que numa gripe comum, quando observados os sintomas (febre, dores pelo corpo, cansaço e tosse), recolhe-se material para análise, normalmente o muco expelido pelo nariz e boca.

Por que a gripe suína mata?

Esse vírus tem uma capacidade de atingir os pulmões e não só pode causar uma pneumonia (que leva à morte pela insuficiência respiratória) como predispõe o pulmão a se infectar com outras bactérias que normalmente não causariam essa pneumonia.

Estou em um avião e tem alguém com sintomas de gripe (e não sei qual é). Devo me preocupar?

Devo me preocupar se estiver em um voo internacional que saiu de um desses países onde existem casos confirmados e suspeitos. As pessoas que estão no Brasil, porém, não devem ter paranoia. Por enquanto, não há casos confirmados aqui.

A vacina usada na prevenção da gripe comum pode ajudar no combate da gripe suína?

Pode, ela pode conferir uma proteção parcial. A pessoa pode se proteger ou não, ou pode se proteger de um modo intermediário. A chance maior é que não proteja muito bem, porque o vírus da gripe suína é diferente do que está na vacina. Mas mal a vacina não irá fazer.

Como os médicos sabem diferenciar se é uma gripe comum ou a gripe suína?

Em uma pessoa com suspeita, primeiro, se faz o chamado teste rápido para detecção do vírus influenza. É um kit que existe e que permite indicar a presença do vírus influenza. Se esse teste rápido der positivo, o material colhido é enviado para um laboratório especializado e ali se identifica se o vírus influenza encontrado é ou não da gripe suína.

Estive no México recentemente. Por quantos dias devo me preocupar se posso ter sido infectado?

Geralmente, a incubação da doença dura de 2 até 10 dias. O ideal é que as pessoas observem por 10 dias depois da chegada. Se aparecer sintomas, elas devem procuraras autoridades saúde.

Uma pessoa que está com a gripe suína pode se curar?

Pode. A maioria dos casos está sendo curado espontaneamente. Por enquanto, ainda não se sabe o percentual de cura. Até agora, a gripe suína tem sido menos letal do que a gripe aviária, mas se espalha com mais rapidez, porque é transmitida de humano para humano.

Vou tirar férias e planejei ir para um dos países onde há casos confirmados da doença. Devo remarcar minha viagem?

A viagem para esses lugares deve ser evitada, principalmente para o México. A recomendação é viajar somente em caso de extrema urgência.

Se é a pessoa é contaminada uma vez, faz tratamento e melhora. Ela pode ser contaminada novamente?

Provavelmente não, porque ela adquire uma proteção contra esse tipo de vírus da gripe, mas não contra outros tipos.

A pessoa fica com o vírus "para sempre", mesmo depois de melhorar?

Não. O vírus infecta a pessoa, causa sintomas - ou não - vai embora e depois deixa essa pessoa com uma proteção contra ele. O tratamento, para funcionar, tem de ser feito nas primeiras 48 horas. A medicação é específica.

Vou ao México a trabalho e não tenho como adiar a viagem. O que faço para me proteger?

Fique atento às recomendações de saúde dadas e use máscaras dentro do avião e também enquanto estiver na rua. O governo brasileiro está disponibilizando máscaras nos aeroportos. É uma máscara especial.

PERGUNTAS DO LEITOR

Como surgiu esse vírus? Claudemir Defante, de Luís Eduardo Magalhães, BA

Ainda não se sabe bem o que aconteceu. É uma mistura de três vírus influenza: da gripe aviária, suína e humana. Provavelmente saiu do porco para o humano e aí se espalhou.

Já existe algum estudo para se obter uma vacina para essa gripe ou não há nada em vista? Manoel Eduardo Alves dos Santos, Rio Grande, RS

Sim, já está se analisando o vírus, e a OMS está trabalhando para isso. O tempo médio para que uma vacina fique pronta é de quatro a seis meses.

Estive na segunda-feira em contato com um conhecido que retornou dos EUA no sábado, após passar uma semana lá. Ele estava muito gripado e tossindo. Terça-feira amanheci gripada. A transmissão pode ser assim tão rápida? Adriana Moulin Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geralmente, os sintomas demoram no mínimo de 48 a 72 horas para aparecer. Vinte e quatro horas é um tempo muito curto para que apareçam os sintomas.

Não deveria existir uma quarentena para as pessoas que vêm de países que têm a gripe suína? Agostinho Iarito Sato, Caxias do Sul, RS

Essa determinação precisaria partir do governo, mas, além das questões de saúde, existem questões diplomáticas e econômicas a serem consideradas para a adoção de uma medida como essa.

Com que frequência a máscara deve ser trocada ? Aldo Diligenti, Erechim, RS

O ideal é que a máscara seja trocada em, no máximo, 24 horas.

Quanto tempo o vírus sobrevive fora de um organismo? Álvaro de Souza, Canela, RS

Esse vírus não dura muito tempo no ambiente. Não se sabe exatamente quanto, alguns dias em um clima úmido e frio.

Fonte: Luciano Goldani, chefe da unidade de infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

DICAS PARA SE PREVENIR DA GRIPE:

Higiene

Lave as mãos com frequência.

Proteção

Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável

Contato

Evite o contato direto com pessoas doentes. Também não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

Histórico da doença: As primeiras suspeitas de infecção pelo vírus Influenza ocorreram por volta do século V a.C. por Hipócrates, conhecido como pai da medicina, que relatou casos de uma doença respiratória que em algumas semanas matou muitas pessoas e depois desapareceu.

Outras informações: É um erro de interpretação, pois o vírus não é originário dos porcos, e muito menos, é trasmitido por animais, o fato é que, devido ao vírus ser variante do vírus influenza H1N1 que contém ADN (típico de vírus aviários, suínos e humanos), por isso houve esta má aplicação de nome, já se fala em mudança do nome da gripe para gripe mexicana, pois foi no México que iniciou o maior surto, e outros dizem que o nome poderá ser mudado para Nova Gripe. Enfim, o fato é que já foi anunciado que esta gripe está classificada como grau 5 de contaminação, ou seja, pandemia. O que significa, em termos práticos, é que todos nós estamos correndo o mesmo risco de contaminação que os demais países, pois pandemia é de ameaça mundial. Já há 2 casos suspeitos de contaminação no Brasil e 36 em observação. Daqui a pouco, vamos ter que começar a andar com máscara de proteção pelas ruas.
...
O bicho tá pegando. Vamos nos cuirdar!!!

Nenhum comentário: