... Muito Além de Mim... Aqui dentro! ...


SEJA MIL VEZES BEM VINDO!!!

AQUI e no meu SITE:


http://www.guidhacappelo.com/
Emails para: guidha.cappelo7@gmail.com


MUITO ALÉM DE MIM é um Portal de Arte e Luz que dedico a todos, pra que seja uma fonte de energia onde você possa encontrar respostas, caminhos, ânimo, paz, algo que possa lhe ajudar a enfrentar as tempestades e desafios da vida.

Quero sempre lembrar que NÃO SOU terapeuta nem psicóloga, apenas uma artista plástica que adora ser ZEN, gosta de ajudar os outros e acredita firmemente que SOMOS TODOS UM!

Que ao sair daqui, você tenha ativado sua sensação de paz, harmonia e auto-confiança.

***************************************

... e até que nos encontremos de novo...

que Deus lhe guarde, serenamente,
na palma de Suas mãos!



*************************************************************

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pequeno Ensaio sobre a Loucura


Pescado do blog de meu amigo YLEN

http://espirito.blog.br/

Envolvido, ultimamente, em pesquisas sobre transtornos mentais e a visão do Espiritismo em tais casos, lembrei de minha infância. Morando em um bairro da periferia do Recife, posso dizer que ali, tínhamos praticamente um novo linguajar. Talvez até, em alguns casos, um dialeto. Palavras iguais tinham conotação diferente e palavras diferentes muitas vezes exprimiam as mesmas coisas.

Um desses casos envolvia o significado das palavras Louco, Maluco e Doido.

Para nós, Louco era o sujeito ousado, irresponsável com o perigo e que colocava a sua vida em risco. Algo como andar pelas ruas calmíssimas de nosso pacífico bairro após as 23 horas…

Maluco era o sujeito que não atentava com as suas responsabilidades, que vivia curtindo a vida, fazendo coisas engraçadas, chocantes, usava tatuagens, brincos, etc.

E Doido, bem, doido era o Roberto. Aliás, todos o conhecia pelo seu nome completo: O Doido Roberto. Filho de um casal que possuia 23 filhos, sobrevivendo de forma miraculosa em um estado de miséria lamentável, Roberto era um doido gente boa. Não falava coisa com coisa e quando falava, falava sozinho. Dialogava consigo, numa conversa que não cabia estranhos. Vagava o dia inteiro pelas ruas e portava uma saúde invejável no que tange ao corpo físico. Não consigo recordar se alguma vez o soube doente. Quase sempre alegre, prestativo, inofensivo, pacato mesmo, fazia parte da cultura de nossa rua. Quem não conhecia Roberto, o Doido, certamente era novato na área.

Mas, uma coisa chamou-me a atenção muitos anos após a minha saída daquele bairro. Cerca de 20 anos depois de tê-lo visto pela última vez, resolvi matar um pouco a saudade da infância e visitar os amigos que havia deixado.

Não encontrei muitos, é verdade. A maioria havia morrido. Assassinados das mais variadas formas. A violência nossa de cada havia levado muitos sonhos embora. Lembrei-me do filme Os Gritos do Silêncio, que tanto marcou minha infância-quase-adolescência. As ruas mudaram pouco e a miséria apenas permitiu a construção de casas de tijolos, sem acabamento. A sensação, inegavelmente, foi de aperto no peito.

De longe, avistei o Doido Roberto. Aproximei-me, desfrutando das lembranças que cada metro daquele chão me trazia, quando sou surpreendido com a voz clara e alegre:
- É Jair é? Eita, é Jair!! - E pulou de alegria, ao passo que me estendia a mão, com a inocência dos que não têm idade...

A atitude de Roberto me deixou surpreso. Mesmo!

Como podia ele, tão alheio, tão desligado, tão… Doido do juízo, identificar-me 20 anos depois? Eu havia crescido, aumentado de peso, modificado rosto, expressões, forma de pentear o cabelo…

Roberto era doido. Mas, eventualmente, era muito sensível. Como nesse caso, trazia à mente de forma vívida a alegria de reconhecer velhos amigos. Sim, amigos, porque sempre tive por ele o respeito da verdadeira compaixão. Pareceu-me muitas vezes, que ele não era doido completamente, e sim apenas parcialmente, como se ali estivesse aprisionado num corpo que apenas não funcionava muito bem.

Fiquei feliz em ser recepcionado com alegria pelo Doido Roberto…

Só mais tarde pude compreender isso melhor. Quando aprendi que há uma separação entre corpo e alma, foi que pude perceber tudo mais claramente.

Muitos espíritos que abusaram de sua capacidade intelectual, mental, acabam por optar (sim, optar, escolher) renascer em um corpo com debilidades mentais. Outros renascem compulsoriamente, por não apresentarem condições de escolha.De uma ou de outra forma, importa que temos assim a loucura proveniente de um cérebro com mal funcionamento, com lesões orgânicas, o que a medicina diagnostica facilmente através de exames adequados.

Entretanto, um dos grandes mistérios da psiquiatria e das ciências mentaisé esclarecer como pode um cérebro fucionalmente sadio, absolutamente normal do ponto de vista anátomo-funcional, ser portado por um louco?

A Psicologia, Psiquiatria, Fisiologia e Biologia certamente não o podem explicar. A miopia dos homens que acreditam que a Ciência deve curvar-se ao preconceito, imposto pelo materialismo, os impedem de investigar a causalidade dessas patologias. Investigar profundamente.

Muitos espíritos que não foram responsáveis com o seu patrimônio mental ou que levaram outros seres à loucura, ao desespero, ao extremo do sofrimento, acabam por danificar o seu próprio corpo espiritual.

Essa lesão impede o seu funcionamento correto,como é óbvio. Óbvio também que, uma vez reencarnado, mesmo recebendo um corpo plenamente sadio, oriundo da herança genética dos seus pais biológicos, este espírito reencarnante terá disfunções mentais.

E assim, temos uma pessoa com problemas mentais mesmo possuindo um cérebro perfeito. Enigma insolúvel da ciência materialista, engima resolvido com simplicidade pela Ciência Espírita.

Voltando ao Doido Roberto, queremos crer que o seu corpo físico, nesta encrarnação, está recebendo os fluidos deletérios do seu corpo espiritual, responsável pelo seu desequílibro mental e, oxalá, na próxima ele seja, apenas, Roberto.

E que tenhamos um profundo respeito por todos, que na atual encarnação, estão se submentendo à dura provação do reequilíbrio mental.

Abraços do Ylen!!

Um comentário:

Cláudia disse...

Gostei muito.Um beijinho...