... Muito Além de Mim... Aqui dentro! ...


SEJA MIL VEZES BEM VINDO!!!

AQUI e no meu SITE:


http://www.guidhacappelo.com/
Emails para: guidha.cappelo7@gmail.com


MUITO ALÉM DE MIM é um Portal de Arte e Luz que dedico a todos, pra que seja uma fonte de energia onde você possa encontrar respostas, caminhos, ânimo, paz, algo que possa lhe ajudar a enfrentar as tempestades e desafios da vida.

Quero sempre lembrar que NÃO SOU terapeuta nem psicóloga, apenas uma artista plástica que adora ser ZEN, gosta de ajudar os outros e acredita firmemente que SOMOS TODOS UM!

Que ao sair daqui, você tenha ativado sua sensação de paz, harmonia e auto-confiança.

***************************************

... e até que nos encontremos de novo...

que Deus lhe guarde, serenamente,
na palma de Suas mãos!



*************************************************************

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CARREGAR OS SONHOS NOS IMPEDE DE SONHAR

Quero colocar aqui a presença de minha doce (e ela é doce mesmo!) amiga Talia através de seus textos. Quem quiser conhecer mais acesse: http://petpedagogia.blogspot.com/

domingo, 24 de abril de 2011


CARREGAR OS SONHOS NOS IMPEDE DE SONHAR



Aconteceu comigo na sala de cinema. Pela primeira vez na vida senti vergonha de querer ser professora: a professora que vi refletida naquela gigante tela que é também expressão do imaginário social. Recentemente, fui curiosa assistir ao filme Carregadoras de Sonhos no Circuito Sala de Arte, mas sem muita expectativa de gostar, pois o título já me incomodava - pra não dizer, indignava.


Felizmente, meus olhos atravessaram o mau gosto do título, as imagens reducionistas, as falas contraditórias, a montagem deselegante, os cortes bruscos... e tocaram a boa idéia, a urgente temática e o nobre propósito; afinal, o documentário é a realização de um projeto de um sindicato de trabalhadores da Educação Básica. Infelizmente, vi a causa perder-se na consciência e cristalizar-se equivocadamente na incosciência tão bombardeada pelo ideário da dor banal.


Engana-se quem pensa poder sonhar com dor. Sonhar a partir da dor é diferente, inteligente, consciente. É não se deixar levar pelo fatalismo, pelo cinismo, pela solidão. É tornar-se, pois a dor constrói, o sofrimento, não.



Um pouco de reflexão sobre inconsciente, inconsciente coletivo, ato falho, mensagem subliminar... não pode deixar de considerar o poder da palavra - e da imagem - e se enganar ou se deixar levar por um sentimentalismo vazio.


O termo carregar em nosso imaginário possui uma conotação, muitas vezes, pejorativa. "Carregar o mundo nas costas", por exemplo, transmite a sensação de uma experiência pesaorosa, desumana e absurda, porque irreal, impossível de se concretizar. Há quem diga que o novo mal do século, muito acometido entre professores, é a Síndrome de Burnout. Uma imagem representativa da doença que vi na capa de uma revista é exatamente esta. Então, estudamos tanto para isto? Se eu responder sim, não aprendi nada. Se nem a própria pessoa é capaz de carregar seus sonhos, como se achar capaz de carregar os sonhos de outros?


Sonhos não se carregam, eles se formam, se constroem e até se destroem. Existem para ser divididos, compartilhados, sonhados junto, realizados. Mas sonhar junto não significa sofrer. Sonhar é semear alegria, esperançã, satisfação. E colher uma realidade melhor, mais feliz.


Quanto ao filme, valeu a pena assistir. Agora, no mínimo, posso denunciar a "inconsciência" que em mim - e em cada um de nós - prevalece e me impede de sonhar, instaurando um grande abismo entre você e eu: a não materialização dos nossos sonhos. Mas não se esqueça: "sonho que se sonha junto não é sonho, é realidade".


Talia Lapa Brito

Nenhum comentário: