Planeje seu 2009 sob a influência do regente do ano: o Sol!
Ao se aproximar o início ano de 2009 do nosso calendário ocidental, os astrólogos, com outros esotéricos, procuram oferecer orientações a fim de ajudar as pessoas a entrarem em sintonia com as energias cósmicas que irão prevalecer no ano em questão. Muitos são os métodos usados e todos eles são válidos, consolidados pela tradição esotérica, por essa razão existe uma grande liberdade de escolha e cada um irá escolher aquele método, ou aquela previsão que mais lhe agradar intuitivamente.
A astrologia, assim como muitas outras ciências, permite várias interpretações que dependem de tradições diferentes. A Astrologia Hindu é diferente da Chinesa que é diferente da Muçulmana que é diferente da Ocidental. Mas todas elas têm seu valor pois transmitem conhecimentos milenares de sabedoria e tradição. Por essa razão todo esse conhecimento é útil para servir de orientação na programação do novo ano. Com a visão da astrologia ocidental, tentarei esclarecer algumas das formas usadas para escolher o Regente do Ano.
Os astrólogos mais esotéricos buscam nos antigos caldeus este conhecimento. Eles se baseiam na chamada "Estrela dos Magos", uma estrela de sete pontas onde são colocados o Sol, a Lua e mais cinco planetas (aqueles que são visíveis a olho nu e que eram conhecidos na antiguidade). A seqüência em que são colocados os planetas não é clara, pois não segue a ordem lógica (de afastamento dos planetas em relação ao Sol ou em relação à Terra, por exemplo) e não vamos esclarecê-la neste artigo.
Os caldeus utilizavam as regências na seqüência, contando o Ano Zero sempre como sendo o Ano regido pelo Sol. E como encontrar o Ano Zero? Simplesmente dividindo o ano em questão pelo número 7 e obtendo um número de "sobra". Esta sobra é o numero correspondente ao planeta regente do Ano. Quando a sobra for "zero" teremos então um ano Solar que iniciará novamente um ciclo. O último ano zero foi 2002. Assim, fazendo esse cálculo, 2009 nos deixa um numero de sobra que é 7 e portanto o regente do ano seria o Sol, nosso Astro Rei.
O SOL
Nosso sistema planetário é formado por uma estrela central, o Sol, e seus planetas: 7 visíveis a olho nu, e mais 3 que não o são. Alguns outros corpos celestes compões nosso sistema porém, como os astrônomos ainda não conseguiram classifica-los e nem calcular suas órbitas portanto não os consideramos ainda válidos como arquétipos em nossas analises astrológicas. O Sol e nossa fonte de luz, de energia e de vida.
O Sol tem um diâmetro de 1.390.447 km, seu volume é de 1.300.000 maior que o da Terra. Ele sozinho, pesa 700 vezes mais do que todos os outros planetas reunidos! A força de atração do Sol é 27 vezes maior do que a força da Terra. Sua temperatura periférica é estimada em 6.100º aprox. e a temperatura de seu interior é de 25.000.000º ou mais. A luminosidade enviada pelo Sol, quando chega às altas camadas da nossa atmosfera, equivale a 134.000 LUX e na superfície do sol equivale a 240.000 velas por centímetro quadrados. Sabemos que, com a diminuição da camada protetora sobre a terra, os raios solares estão causando um grande dano ao nosso planeta e conseqüente à nossa vida.
Uma das coisas mais espetaculares que observamos sobre o Sol, são as chamadas "manchas solares". Estas são porções negras de fotosferas cujo número, forma e dimensão, variam conforme as diferentes épocas. Algumas têm somente uma amplitude de poucas centenas de km enquanto que outras têm um diâmetro muitas vezes superior à da Terra. O estudo das manchas solares é de suma importância para nosso planeta e seu aparecimento tem uma relação íntima com as auroras boreais, os desvios da agulha magnética, os grandes movimentos da crosta terrestre, as erupções vulcânicas, terremotos, tempestades magnéticas e com as desorganizações eletrostáticas que ocorrem em nosso planeta.
O Sol tem um movimento de rotação sobre si mesmo com a duração de 24 dias e 16 horas no equador e que vai, regular e progressivamente, do equador aos pólos.
Em astrologia consideramos o Sol como sendo o correspondente do nosso Eu Interior, ou seja, o identificador de nossa individualidade única. O signo onde nosso Sol se encontra exprime principalmente as características de nossa personalidade. O Sol rege o signo de Leão, Vº da roda zodical.
O que dizer, então de um ano solar regido pelo próprio Sol? Coincidentemente (mas não existem coincidências no Universo!) o maior Astro Rei do próximo ano será um leonino: o presidente dos EUA Barack Obama! Certamente que todos os olhos do mundo serão voltados para ele em 2009! Portanto, 2009 será um ano marcante em muitos sentidos e os acontecimentos terão um alto impacto destacando os lideres mundiais por seu empenho social e humanitário. O signo de Leão, do qual o Sol é regente, simboliza o fogo, os incêndios, a seca e o calor, simboliza arquetipicamente os reis, governantes e chefes de estado, rege as feras, os déspotas e tiranos, mas também as crianças, os namoros e prazeres, a educação, o mundo artístico e teatral e as outras diversões, rege os espetáculos, os teatros, indica a glória e o sucesso, e tem relação com as especulações, atividades de risco e o jogo.
Num ano solar, veremos salientados os valores de: extroversão, força de vontade, ambição, senso de organização e de autoridade. Terão destaques as figuras que detém o poder no mundo inteiro. As características nobres do Sol poderão ser notados em pessoas que demonstram nobreza de caráter e altivez, franqueza e sinceridade, generosidade e senso de amizade, fidelidade, auto- confiança e magnanimidade. O Sol tem como arquétipo principal a figura do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Ele também é identificado na mitologia grega pelo Deus Apolo. Mas o Sol, em excesso pode ser destrutivo também e nós sabemos quanto podem ser nocivos até mesmo os seus raios quando ultrapassam a justa medida! No caráter das pessoas, o Sol na negatividade gera passionalidade, vaidade, cólera, orgulho e tirania, egocentrismo, estimula a busca exagerada da glória, dos elogios, e enfatiza a tendência natural a dramatizar para chamar atenção sobre si. Por essa razão poderão voltar às cenas mundiais os ditadores de todos os tipos, como aqueles que estão surgindo na América Latina, mas não somente nestes paises.
Citei alguns mitos relacionados com o Sol e com o signo de Leão, e também posso citar outro mito interessante encontrado em Parsifal e a busca do Santo Graal. Esse mito que é que na realidade a busca do Eu verdadeiro, do Eu Interior, pode nos ser útil para ir trabalhando nosso pequeno Eu durante o ano de 2009. Não será justamente essa a mensagem mais importante do próximo ano? Esquecer o 'eu' e lembrar do 'nós', opor o eixo Leão/Aquário para unir a humanidade num objetivo comum? Usar nossa energia interior, nosso eu, para beneficiar nosso próximo?
Na Cabala o Sol corresponde a Sefirah de nº 06, que é o ponto central da arvore e tem relação com nosso Chacra Cardíaco. Amor Universal! Esse é o tema de 2009!
O nome dessa Sefirah (esfera) é BELEZA: ela representa a beleza, a harmonia e o amor universal. Tipharet (ou Tipheret) é seu nome na Arvore da Vida. Ele representa também é a esfera mais elevada que a consciência humana pode atingir e em nós, representa a Consciência Crística, símbolo do Amor altruísta, aquele que sacrifica em prol da humanidade. O Nome divino relacionado com esse Deus manifestado é JEOVAH ELOAH VA DAATH, que significa Deus manifestado na esfera da Inteligência ou do Pensamento. A manifestação de Deus nesta esfera está sob o domínio do Arcanjo RAFAEL, o Arcanjo da Cura. Ele irá nos auxiliar durante 2009 em todos os momentos de desalento.
Vamos nos concentrar nesta energia para que possamos, todos unidos, auxiliar a humanidade a encontrar novos valores, novas formas de vida, superando as enfermidades, as desigualdades, nos tornando conscientes de nossa responsabilidade em relação ao todo. Vamos marcar nossa presença na terra e fazer algo importante este ano, nem que seja, somente, UM ATO DE AMOR!
A Cor relacionada com o Sol é sem dúvida o amarelo em todas as suas tonalidades (desde o amarelinho claro até o laranja). Use e abuse desta cor, ela lhe oferecerá energia e força de recuperação. Use e abuse do ouro e do dourado, para brilhar cada vez mais como um pequeno sol. O dia da semana relacionado com o Sol é o domingo e sua flor é o girassol. Lembre-se de entrar em conexão com essa energia já na virada do ano novo, assim 2009 poderá realmente fazer a diferença para você e para o mundo!
TENHAM TODOS UM 2009 BRILHANTE E CHEIO DE LUZ!!!
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Clique aqui e faça seu mapa astral on-line. Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial. Conheça seu livro virtual Para maiores esclarecimentos visite meu site. Email: info@astrosirius.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário