retornaria aos antigos costumes
em matéria de fé e de moral
se conseguissem ampliar
suficientemente os seus horizontes.
Sempre há, por exemplo,
aquele tipo de pessoas que
não conseguem enxergar
nada além da mancha no tapete,
a tal ponto que são incapazes
de enxergar sequer o tapete;
esse tipo de atitude tende à irritação.
Depois, há aquele tipo de pessoas que
só conseguem enxergar o tapete,
talvez por tratar-se um tapete novo;
essa atitude já é mais humana,
mas pode facilmente estar tingida
de vaidade e até de vulgaridade.
Há também o homem que só enxerga
o aposento atapetado,
e assim tende a estar isolado
de muitas outras coisas
especialmente das dependências
dos empregados.
Por fim, há o homem alargado
pela imaginação,
que é incapaz de permanecer sentado
no quarto atapetado,
ou mesmo no porão do carvão,
sem enxergar a todo o momento
o perfil da casa inteira delineado contra
o seu fundo primevo de terra e céu.
Este homem, que compreende que
desde a sua origem o telhado foi concebido
como um escudo contra o sol e a chuva,
e a porta contra o frio e a lama,
saberá melhor do que o primeiro
que não deveria haver uma mancha no tapete.
Ao contrário desse homem,
saberá também por que existe um tapete.
Este homem olhará do mesmo modo
as falhas e manchas que possa haver
na história da sua tradição e do seu credo.
Não procurará explicá-las engenhosamente,
nem muito menos tentará negá-las.
Muito pelo contrário,
enxerga-las-á com toda a simplicidade,
mas também as enxergará
dentro de um marco muito amplo,
contrastando com um fundo ainda mais amplo.
Fará aquilo que os seus críticos,
em hipótese alguma,
são capazes de fazer:
verá as coisas óbvias
e fará as perguntas óbvias.
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