Ontem li um artigo que falava em setênios que me deixou muito curiosa. Resolvi pesquisar um pouquinho e vou deixar aqui um resumo rápido. Achei muito interessante.
Primeiro setênio - 0 a 7 anos
"O mundo é bom"
Esta é a fase da imitação. Brincando, a criança repete o que os adultos fazem, tornando-se um espelho do que vê. Faz grandes conquistas: aprende a andar, a falar e a pensar. Se nesse período recebe carinho, alimento, vive num ambiente adequado e tem liberdade para brincar, desenvolve a confiança necessária para a vida adulta. Ao contrário, crianças espancadas, abandonadas e confinadas tornam-se adultos medrosos e retraídos. Crises: troca de dentes e doenças infantis, como sarampo e rubéola.
Segundo setênio - 7 a 14 anos
"O mundo é belo"
A criança vai para a escola e seu mundo físico e emocional se ampliam. O professor é a principal figura do setênio. Com ele, descobrimos que "o mundo é belo". Se formos incentivados a observar a natureza, a apreciar obras de arte, teatro, esportes e literatura, esses valores permanecerão a vida toda. Algumas crises emocionais ocorrem por volta dos 9 anos, quando a criança sente que o mundo não é tão "colorido". Ela se dá conta de que seus pais não são super-heróis e de que há injustiças no mundo.
Terceiro setênio - 14 a 21 anos
Primeiro nó lunar
O jovem tem necessidade de "conquistar", pois está com a sexualidade aflorada. Na busca pela identidade, encontra ídolos e ideologias. Como ainda não tem o "eu" definido, usa o da turma. A individualidade se fortalece perto dos 21 anos, quando se pergunta: Quem sou eu? O que estou fazendo? Essas questões podem surgir por volta dos 18 anos. "A cada 18 anos e meio, passamos por um nó lunar, quando temos insightssobre a vida", diz a dra. Gudrun. Neste setênio, o nó lunar pode indicar o primeiro emprego ou o início de um curso.
Quarto setênio - 21 a 28 anos
"Crise dos talentos"
Período em que o jovem costuma viajar e estudar fora. Fase de interação com o mundo, com as sensações em alta. Perto dos 27 ou 28 anos, muitos sentem que "algo não vai bem": é a "crise dos talentos". Sentimos que precisamos respeitar mais nossos gostos e prioridades. É nessa época que ocorrem mudanças profissionais. "Muitos descobrem que não querem seguir a carreira dos pais", explica a dra. Gudrun. A crise pode gerar mudanças em outras áreas, como um novo relacionamento ou a saída da casa dos pais.
Quinto setênio - 28 a 35 anos Sexto setênio - 35 a 42 anos Sétimo setênio - 42 a 49 anos Oitavo setênio - 49 a 56 anos Nono setênio - 56 a 63 anos Do site ESTILO NATURAL http://estilonatural.uol.com.br/Edicoes/17/artigo4767-1.asp
Busca de estabilidade
Neste período, grande parte das pessoas se casa, compra casa, tem filhos e investe na carreira. Nossa alma se torna mais inteira, somando características femininas e masculinas. Começamos, na verdade, a desenvolver o perfil do nosso oposto: os homens passam a ser mais sensíveis e as mulheres, mais fortes e racionais. Entre 30 e 33 anos, vivemos os anos "crísticos" (de Cristo), nos quais buscamos a espiritualidade de modo determinado: o exercício da fé passa a ser uma necessidade.
Segundo nó lunar
A pessoa pode estar no auge profissional, constituir família e conquistar bens materiais, e ainda assim se sentir vazia e angustiada. Talvez tenha medo de perder a juventude. Ou de não dar conta de tantas coisas: trabalho, dívidas, educação dos filhos... Ou quem sabe não se encaixe no padrão que a sociedade impõe - casamento, filhos e emprego estável - e comece a se achar fracassada. As crises são influenciadas pelo segundo nó lunar, aos 37 anos e meio, que agora pode resultar em mudança profissional ou nos relacionamentos.
"Qual o sentido da vida?"
Há um declínio da vitalidade física. As mulheres começam a entrar no climatério. Algumas pessoas exageram na prática esportiva em busca da eterna juventude. Outras desenvolvem o lado espiritual e vão atrás de respostas. Qual é o sentido da vida? Qual a minha missão? Como esse é um período de muita energia, as forças negativas podem ser transformadas em criatividade. É a hora de desenterrar talentos escondidos.
Terceiro nó lunar
Muitos profissionais estão no auge da carreira. Com menos vitalidade, a pessoa deve adequar o ritmo de trabalho à sua capacidade física. Familiares e amigos costumam pedir conselhos, que devem ser dados só quando solicitados. A aposentadoria pode trazer sofrimento se não for compensada por atividades prazerosas. Aos 55 anos ocorre o terceiro nó lunar, que leva ao confronto com o envelhecimento.
Sabedoria e gratidão
Aqui, usa-se a experiência como fonte de energia. Para alguns, é uma época de gratidão pelos frutos colhidos. Para outros, uma fase de amargura. Deve-se buscar atividades gratificantes, como jardinagem e viagens. A partir dos 63 anos, a pessoa está "liberada" das leis biográficas. O modo como viveu os setênios anteriores influi na forma como conduzirá a vida agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário