Acalme a mente e fique bem
por Emilce Shrividya Starling
Você tem se lembrado de pensar positivamente?
Você tem observado seus pensamentos e escolhido pensar bons pensamentos?
Você tem falado de maneira apropriada, sem agressividade, de maneira positiva?
A filosofia do yoga nos ensina o valor da disciplina sobre nossos sentidos para apreciarmos melhor a vida, ter mais saúde e força interior. A disciplina é o caminho para o autodomínio, para a conexão com Deus em nosso interior.
É importante a disciplina na fala para recuperarmos o poder da palavra. Assim como um agricultor cultiva o campo para ter boa colheita, precisamos cultivar a disciplina em nossas palavras para conservar a boa energia do corpo e da mente.
Nossas palavras podem gerar conflitos, brigas, desarmonia ou podem ajudar, transmitir força e compreensão.
Reflita sobre isto: Você é uma pessoa amável, com conversas positivas, que todos querem estar perto e conviver? Ou é uma pessoa amarga, vive se lamentando, criticando tudo, afastando as pessoas de você?
Quando usamos as palavras com discernimento, amabilidade vamos tendo muitos benefícios. Ficamos livres da agitação diária e da ansiedade, pois a mente se torna mais calma. Criamos um campo vibracional positivo à nossa volta capaz de atrair amigos, bons relacionamentos, boas oportunidades e, colhemos um melhor destino.
Repetição do mantra
Para purificar a fala, uma boa maneira é fazer Japa, a repetição silenciosa de um mantra.
Om Namah Shivaya (que significa: Eu honro o Ser interior que habita em mim) é um mantra poderoso que acalma a mente, dissolve a raiva, a tristeza, traz doçura para as palavras e para a mente.
Essa prática mental (que pode também ser em voz alta) treina a língua para pronunciar palavras benéficas, palavras que consolam, aliviam a dor e transmitem autoconfiança aos que estão sofrendo.
Com a prática constante da repetição mental desse mantra, tenho conseguido muito apoio interior, paciência e gentileza no falar. Se fico triste ou preocupada, se sinto raiva, imediatamente me lembro do mantra e, o repito silenciosamente várias e várias vezes, e minutos depois meu estado mental se transforma para melhor. Fico tranqüila, com uma mente mais clara, e posso assim falar sem agredir as pessoas, sem gerar conflitos.
A repetição do mantra é como uma oração. Você ora repetindo Om Namah Shivaya, reverenciando Deus que habita em você e se conectando com a energia divina.
Na sua vida diária, em suas caminhadas, nas suas refeições, no trabalho, no lazer, a qualquer momento, repita mentalmente o mantra várias vezes. E perceba como vai se sentir mais confiante, mais determinado, concentrado e, ao mesmo tempo, mais relaxado.
Uso do rosário
Você pode também fazer a repetição do mantra usando um rosário (japa mala em sânscrito) de 28 ou 108 contas. Em cada conta do rosário você repete mentalmente Om Namah Shivaya.
O rosário menor pode ser manipulado de maneira mais discreta até mesmo no bolso de um casaco ou em qualquer local que você tenha privacidade.
Esse rosário é muito útil para você se lembrar do mantra e criar esse hábito curativo de purificação da mente e da fala. Muitos pensamentos negativos desaparecem, muitas angústias e conflitos se dissolvem, você fica mais presente na ação, agindo com serenidade, pois isto emana da mente tranqüila.
Desperte a vontade interior
Apenas ter o desejo de fazer cessar o sofrimento pode não ser o suficiente para dissolver nossas dores e aflições, mas se nos apoiarmos no Poder da nossa Vontade Ativa, esse desejo vai se potencializado até se concretizar em um fato real.
Essa prática da repetição do mantra nos ajuda a reverter emoções e situações negativas. A repetição do mantra limpa a mente, nos liberta da raiva, dos pensamentos negativos e, com uma mente equilibrada e tranquila, podemos acessar essa Vontade hábil, verdadeira que está dentro de nós, podemos nos conectar com a fonte dessa Vontade forte e ativa que vem do Ser interior. Essa Vontade hábil e forte é carregada de Energia positiva, pronta para Agir e transformar o que for necessário.
Dentro de nós estão as chaves de nossa própria cura e libertação. O que temos que fazer é apenas praticar um método de transformação com regularidade e sinceridade.
Pratique e sinta como funciona essa poderosa prática. Fique em paz!
Deus em mim saúda o Deus em você!
Emilce Shrividya Starling
é professora de Hatha Yoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário